3. Manual de aplicação dos questionários em casa
Considerações prévias
Este documento é dirigido às escolas com o objetivo de as orientar relativamente à dinâmica de aplicação dos questionários a partir de casa, utilizando para o efeito o utilizador «Pai» e respectiva palavra-passe. Neste mesmo documento, está incluído um modelo de carta dirigida aos pais, no sentido de orientar as famílias sobre o apoio a prestar aos filhos no momento de responder aos questionários.
Passos a seguir pela escola
Entre em contacto com o consultor da Santillana para os seguintes passos:
Passo 1: Decidir sobre os questionários a aplicar em casa
Escolha os questionários a serem aplicados à distância e defina datas de avaliação. Solicite ao consultor a ativação dos mesmos na sua plataforma. Assim que for confirmada a ativação dos questionários, confirme que estes aparecem na sua plataforma.
Passo 2: Decidir entre as opções seguintes
OPÇÃO #1: Os pais podem ver os resultados na plataforma depois de aplicado o questionário.
Vantagem: a escola não tem a tarefa administrativa de enviar os resultados.
Desvantagem: a possibilidade de alguns pais não interpretarem corretamente os resultados. Neste sentido, recomendamos que a escola estabeleça um canal de comunicação, naqueles casos em que esta circunstância se apresente.
Recomendação: esta pode ser uma boa altura para o orientador ou a pessoa mais indicada dentro da escola ter breves reuniões telefónicas ou virtuais com os pais, com o objetivo de interpretar os resultados, aprofundar as intervenções realizadas em casa e complementar a análise realizada sobre os seus alunos.
OPÇÃO #2: Os pais não podem ver os resultados na plataforma; a escola decidirá mais tarde sobre a eventual partilha dos resultados.
Vantagem: a escola define como e em que altura exata fará o envio dos resultados, podendo filtrar alguns alunos em função das suas características ou das características das respectivas famílias.
Desvantagem: o tempo de trabalho administrativo que requer o envio dos resultados às famílias por parte da escola.
Recomendação: esta pode ser uma boa altura para o orientador ou a pessoa mais indicada dentro da escola personalizar a comunicação, enviando um e-mail com o relatório e/ou propondo uma breve reunião à distância ou por telefone para explicar os resultados obtidos.
Passo 3: O consultor enviará as palavras-passe para o utilizador «Pai»
Em função do que tiver decidido, o consultor configurará adequadamente e far-lhe-á chegar a lista de utilizadores e palavras-passe, para que os pais possam ter acesso à realização dos questionários em casa. É importante que este documento seja revisto, por forma a reportar qualquer incidência antes de fazer chegar os dados aos pais.
Passo 4: Enviar as palavras-passes aos pais
Deverá enviar a cada pai a sua palavra-passe individual por correio eletrónico, WhatsApp ou qualquer outra via de comunicação determinada pela escola.
Nota: o utilizador e a palavra-passe são pessoais e confidenciais.
Quem envia as palavras-passe?
Podem ser enviadas pelo orientador ou psicólogo, pela secretaria ou inclusivamente pelo professor, caso o contrato deste com a escola inclua o acesso a dados pessoais. De uma forma geral, a maioria dos contratos atuais inclui cláusulas deste género.
Como é sugerido fazê-lo?
Sugere-se o seguinte modelo de circular a enviar às famílias por correio eletrónico ou WhatsApp.
Estimada família,
Conforme já tivemos oportunidade de vos informar, estamos a trabalhar este ano com a plataforma Habilmind para a avaliação psicopedagógica dos alunos.
Face à situação de contingência que vivemos atualmente, a escola e a Habilmind organizaram-se por forma a que possa ajudar o seu filho a responder aos questionários à distância.
Porque é que isto é importante? A avaliação psicopedagógica do seu filho é fundamental para a escola obter informação precisa no sentido da tomada de decisões e estratégias com influência sobre a prática docente e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos.
Neste sentido, e para começarem a responder aos questionários, deverão seguir os seguintes passos:
Passo 1: Aceder ao URL da escola a partir de um computador ou tablet (com um ecrã no mínimo de 7”) com ligação à internet.
Passo 2: Introduzir os dados de utilizador e palavra-passe.
Aqui, a escola pode decidir se insere os dados de utilizador e palavra-passe da pessoa a quem a circular vai ser enviada ou se os envia de outro modo.
Passo 3: Clicar no(s) questionário(s) a realizar.
Aqui, a escola deve indicar o(s) questionário(s) que os alunos realizarão em casa, por exemplo, Estilos de Aprendizagem.
A(s) data(s) estabelecida(s) para o seu filho aceder à realização do(s) questionário(s) indicado(s) é de ________________________ a ________________________.
Em caso de dúvida, por favor queira entrar em contacto com a escola, através de:
A escola deverá indicar as vias de comunicação que terá à disposição para responder a dúvidas ou questões dos pais: e-mail da escola, telefone do responsável, WhatsApp, etc.
Com os nossos melhores cumprimentos,
___________________
(Nome da escola)
Nota: pode transferir esta circular para edição aqui.
Passo 5: Proporcionar acompanhamento aos pais relativamente à aplicação dos questionários em casa
Acompanhe a aplicação dos questionários em casa, entrando na plataforma e verificando se estão a ser respondidos pelos alunos nas datas estipuladas. Durante o período de aplicação do questionário à distância, relembre aos pais a sua disponibilidade para responder a qualquer dúvida, necessidade ou incidente que surja.
Não hesite em contactar o seu consultor para receber apoio ou resolver qualquer incidência durante o processo.
Última actualización
¿Te fue útil?